!

!

Pesquise neste Blog (DIGITE UMA PALAVRA CHAVE, EX.: Nº 27)

Tex Willer: Origem e Criação

 Tex ou Tex Willer (Chamado de Texas Kid quando publicado em 1951 na Revista Júnior número 28 é um personagem de história em quadrinhos, criado em 1948 e originalmente publicado na Itália. Tex é um dos personagens de westerns mais longevos da história dos quadrinhos, sendo publicado em diversos países.


TEX WILLER
Tex Willer - fonte: Google
Em 30 de setembro de 1948 surgiu a primeira história de Tex, seu título traduzido seria: "O Totem Misterioso".

De 1948 a 1967 foram 36 histórias no formato de tiras semanais (com no máximo três quadrinhos). No começo, Tex cavalgava sozinho, seu cavalo Dinamite nem tinha nome e ele era fora-da-lei.

Cada semana saía um gibi com 32 páginas (32 tiras) e uma aventura levava várias semanas para chegar ao fim, levando os leitores a comprar as próximas edições.

Dentre tantos personagens que surgiam naquela época, o ranger fez tanto sucesso que se decidiu pela publicação de uma revista. As tiras foram todas compiladas, sendo que em cada página da revista havia no máximo três tiras, como hoje.

Podendo ser considerada pouco atraente à primeira vista devido ao seu grafismo em preto e branco, os admiradores das aventuras de Tex salientam a riqueza de informações, referências e verossimilhança histórica, o grafismo assim, também corrobora para o ar nostálgico e para a entrada do leitor no universo fantástico do velho oeste de Tex, como numa série de época em preto e branco.

Em todas as suas histórias haviam muita ação, isto aliado ao contexto histórico, fora a receita para o estrondoso sucesso do gibi pelo munto. Você verifica a verossimilidade da cultura dos índios, da vida dos pioneiros, da história Estados Unidos, de hábitos da época… Tudo isso foi minunciosamente pesquisado antes de entrarem no enredo e desenhos da história, dando ao leitor noção exata do ambiente em que se passavam as aventuras. Aliando cultura e diversão, os gibis Tex incorporou histórias fictícias a um contexto real.

Suas histórias misturam alguma comédia com grande momentos de ação, traduzidos em luta corporal e confrontos com armas brancas e armas de fogo.

Tex é um Ranger do Texas, uma espécie de polícia especial dos Estados Unidos sendo o representante da lei em qualquer lugar do Estado, diferentemente dos xerifes que possuem jurisdição. Além disso é o chefe dos Navajos (tribo indígena), bem como seu agente indígena para tratar com o governo os destinos da tribo.

Para enfrentar as inúmeras aventuras e missões Tex conta com a ajuda de seus parceiros: Kit Carson, Kit Willer e o índio navajo Jack Tigre.

Criadores

Seus criadores são: Giovanni Luigi Bonelli e Aurélio Gallepini.

Giovanni Luigi Bonelli

Gian L. Bonelli - fonte: wikipedia
Conhecido também como Gian Luigi Bonelli, nasceu em Milão no dia 22 de dezembro de 1908 e morreu em Alexandria no dia 12 de janeiro de 2001 foi um editor e autor italiano de quadrinhos, conhecido como "O Pai de Tex".

Leitor voraz desde jovem, rodou a Europa trabalhando em diversos ofícios para ganhar a vida: cortou lenha, trabalhou em fazenda e ingressou no boxe(atuando e treinando profissionais).

Sua carreira literária começou em 1930, foi um dos roteiristas do clássico Rin-tin-tin.

Roteirista e criador de inúmeros personagens, passou por várias empresas até abrir sua própria editora.

Admirador das histórias do velho oeste, em 1948, em parceria com Aurélio Gallepini, cria o gibi Tex, com 32 páginas (uma tira por página) em um formato parecido com um talão de cheques; foi um sucesso na Itália.

Faleceu aos 92 anos por problemas cardíacos e respiratórios. Sua última história escrita foi "Il medaglione spagnolo", publicada em fevereiro de 1991 (no Brasil TEX-323 - O Medalhão Espanhol), uma aventura iniciada por ele e terminada por outras mãos.

Fui um romancista emprestado aos quadrinhos e jamais devolvido” Gian Luigi Bonelli.


Extraído e adaptado da fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gian_Luigi_Bonelli 08/02/2020


Aurélio Gallepini

Galep - fonte: wikipedia
Conhecido como Galep, nascido em Casale di Pari, Itália, em 20 de agosto de 1917, falecido em 10 de março de 1994.

Foi um desenhista conhecido por criar a ilustração original do personagem Tex.

Desde pequeno Galep gostava de desenhar e pintar, seus temas preferidos eram cavalos e personagens do velho oeste.

Pouco após os dezenove anos, abandonou os estudos para dedicar-se à arte e aos quadrinhos. Criou desenhos animados para o mercado alemão e fez ilustrações para diversas revistas.

Em 1938 foi requisitado a fazer sua estreia em quadrinhos desenhando as histórias de Pino, iL Mozzo, e Le Perle del Mar d'Oman.

Galep, em 1940, passou também a produzir roteiros que, em tempos de guerra, eram censurados em Roma. Nessa época encurtou o nome para Galep e trabalhou até ser recrutado para um forte em Cagliari.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se à pintura e passou a ministrar aulas em dois colégios em Cagliari, até ser chamado para adaptar Pinóquio, e alguns episódios de Mandrake.

Em 1948, muda-se para Milão onde dedica-se inteiramente a um novo projeto com G. L. Bonelli.

Bonelli e Galep criaram Occhio, e posteriormente o sucesso: "Tex". Inicialmente Galep produziu todos os desenhos, mas aos poucos foi obrigado a recorrer à ajuda de amigos como Virgílio Muzzi e Francesco Gamba, que se revezavam com ele, ora no esboço, ora finalizando seu lápis.

Galep contou também com a ajuda de Mario Uggeri, Guido Zamperoni, e Lino Jeva, e graças a esta equipe conseguiu realizar a façanha de produzir, por quase vinte anos, um episódio de Tex de 32 tiras por semana.

A partir de 1967, devido ao sucesso estrondoso: 110 páginas por mês, cada uma com três tiras; já não era possível atender a demanda com uma equipe tão pequena. Gallep começou a reversar-se com outros desenhistas, os quais também produziam episódios inteiros.

Nesta nova fase, Galep continuou ilustrando todas as capas e as principais aventuras da série, pôde também produzir outras histórias como "O Homem do Texas", "a quadrinização de Pinóquio" e ainda "As Viagens de Gulliver".

Galep seguiu produzindo até 1994, quando faleceu em março.

Extraído e adaptado da fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aurelio_Galleppini 08/02/2020

Personagens

Personagem principal:

Tex (apelidado também de: “Águia da Noite”)

Os parceiros:

Kit Carson ou “Cabelos de Prata”
Jack Tigre
Kit Willer ou “Pequeno Falcão”. (Kit é filho de Tex (Águia da Noite) e Lilyth (Lírio Branco))

Amigos:

Ely Parker
Montales
Pat Mac Ryan
Jim Brandon
Nat Mac Kenneth
Gros-Jean
Cochise
Barba Negra
Mac Parland
Sam Brennan
Tom Devlin
O Bruxo Mouro ou El Morisco
Eusébio
Mike Tracy
Nahanta
Jesse Hawkhs
Juan Raza

Inimigos:
Mefisto
Yama
O Mestre
Zhenda
Tigre Negro
El Muerto
Jane
Black Baron
Proteus
Rakos ou Sokar
Tom Rebo
Cris Trenton
Fraser
Mickey Finn


Cronologia de publicações em português

Cosplay de Tex (Torino Comics 2014).

Tex e outros fumettis da Bonelli são publicados no Brasil no formato popular conhecido como formatinho, impressos no papel-jornal, o formato original (16 x 21 cm) é usado apenas nas edições especiais.

Tex (Normal), iniciou em 1971 pela Editora Vecchi e continua sendo publicado até os dias atuais, tendo passado pelas editoras RGE, Globo e atualmente Editora Mythos.

Tex (Normal) Segunda Edição, republicação, série fechada que foi de 1 a 149.

Tex Coleção, série que republica as aventuras de Tex na ordem em que surgiram na Itália. São aventuras em continuação.

Tex Edição Histórica, série que republica em histórias completas e com mais páginas as aventuras de Tex Coleção.

Tex Ouro, série que republica as aventuras de Tex da fase áurea, só com histórias completas.

Tex Gigante, série que republica, em tamanho gigante, aventuras que saíram na Itála na série Gigante, geralmente com desenhistas convidados e fora do staff regular de Tex.

Almanaque Tex, série que publica as aventuras inéditas de Tex deixadas para trás pelas editoras Vecchi, Rio Gráfica e Globo, intercalando alguma republicação ou aventuras especiais recentes.

Tex Edição de Férias, série que republica as aventuras mais pedidas pelos leitores, sempre com histórias completas

Tex Minisséries, série que publica em dois números aventuras especiais e inéditas com mais de 300 páginas. Nas duas minisséries publicadas até hoje, tivemos "O Retorno de Mefisto", "Mercadores de Morte" e mais recentemente "O Veneno do Cobra".

A primeira vez que uma edição inteiramente produzida em terras lusas foi publicada em Portugal foi numa edição especial de TEX, que circulou junto ao jornal Correio da Manhã, no domingo 14 de agosto de 2005.

O filme Tex e il signore degli abissi, distribuído pela FJL Lucas Vídeo em 1985 no Brasil.

Em Portugal, Tex é editado pela Polvo Editora, contando com títulos como Patagónia e Tempestade sobre Galveston.

Em abril 2017, a editora Salvat iniciou os testes de mercado de uma coleção de graphic novels e encadernados de Tex.

Autores

Giovanni Luigi Bonelli, roteirista
Aurelio Gallepini, desenhista
Alarico Gattia / Maurizio Dotti,desenhista
Alberto Giolitti
Aldo Capitanio
Alfonso Carreras Font
Andrea Venturi
Aurelio Gallepini
Bruno Brindisi
Cláudio Nizzi
Cláudio Villa
Colin Wilson
Erio Nicolò
Fábio Civitelli
Ferdinando Fusco
Francesco Gamba / Pietro Gamba
Gino Raschitelli
Giovanni Ticci / Alfio Ticci
Goran Parlov
Guido Buzzelli
Guido Nolitta (Sergio Bonelli)
Guido Zamperoni
Guglielmo Lettèri
Ivo Milazzo
Jesus Blasco
Joe Kubert
Jordi Bernet
José Ortiz Moya
Lino Jeva
Magnus (Roberto Raviola)
Mario Uggeri
Miguel Angel Repetto
Raffaele Carlo Marcello
Raffaele Cormio
Rafaelle della Monica
Renato Acosta Sbrissa
Renzo Caleggari / Stefano Biglia / Luigi Copello
Sergio Zaniboni
Vicenzo Monti
Victor de la Fuente
Virgilio Muzzi


Extraído e adaptado da fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tex 08/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise neste Blog (DIGITE UMA PALAVRA CHAVE, EX.: Nº 27)